top of page

escritório de arquitetura e interiores

Trincas e Manchas no piso de cimento queimado

  • Foto do escritor: Aline Oliveira
    Aline Oliveira
  • 27 de dez. de 2022
  • 3 min de leitura

Cimento queimado é um material atemporal e sempre está em alta como tendência além de ser ótimo em quesitos de custo-benefício.


ree

Trincas e manchas são aspectos do cimento queimado com o passar do tempo. Para algumas pessoas isso faz parte da história do ambiente e para outras é um incômodo.


Pesquisando como podemos minimizar esse problema achei algumas dicas da engenheira Alessandra Lorenzetti ( pesquisadora do Laboratório de Materiais de Construção Civil do Instituto de Pesquisas Tecnológicas do Estado de São Paulo - IPT ) no site da Portland, ela diz que a execução correta evita esses problemas. E disponibilizou um passo a passo cuidadoso que envolve a aplicação de juntas de dilatação, execução de camada drenante em brita e adição de impermeabilizante à argamassa de regularização.


ree

PASSO A PASSO

O acabamento cimentício pode ser aplicado tanto sobre bases recém-executadas quanto sobre contrapisos já existentes.


1- Para bases existentes a primeira medida é a limpeza, livrando o contrapiso de gorduras, produtos químicos e pó.


2- Em seguida, a superfície deve receber uma nata de cimento comum, adesivo PVA e água (traço 1:0,25:5 em volume). É fundamental que o contrapiso seja poroso e a aplicação do acabamento ocorra antes da secagem da nata. A massa do cimento queimado é úmida: ele deve ter consistência de pasta homogênea.


3- Feito o lançamento, passa-se à regularização com desempenadeira.


4- Em ambas as situações, a recomendação é que a espessura do acabamento não ultrapasse de 2 a 3 mm.


5- O processo de cura precisa ser úmido, ou seja, é necessário prever um anteparo para a incidência dos raios solares e ventos durante as primeiras 72 horas após o lançamento.


6- Em seguida, por mais quatro dias, a superfície deve ser umedecida a cada 8 horas.


7- A superfície deve ganhar cobertura de manta geotêxtil ou sacos de estopa.


ree

OBS. Levar em consideração as condições climáticas no dia da execução do acabamento. Umidade relativa do ar abaixo de 40% e temperatura acima de 25ºC aumentam a probabilidade de aparecimento de trincas superficiais. Ou seja, o dia não pode estar muito quente e a umidade do ar tem que estar boa.


As trincas podem ser evitadas com aplicação de juntas de dilatação formando panos de seção quadrada, com dimensões entre 1,5 m e 2 m. “Após a conclusão, as juntas são praticamente imperceptíveis, formando uma malha quadriculada de pequenas linhas discretas no piso.”


ree

As juntas devem ser, preferencialmente de material plástico, elas são inseridas na base, deixando-se de 2 a 3 mm acima desta. Pode-se usar também ladrilhos hidráulicos, fazendo este papel de limitação entre uma sessão e outra.

O cimento queimado, dependendo do tamanho da área, pode ser utilizado sem a necessidade de juntas. Porém, deve-se procurar mão de obra altamente especializada, pois a condição do contrapiso e o trabalho realizado pode ficar com rachaduras em caso de dilatação.


Também pode ocorrer variação na coloração do piso que, em excesso, adquire o aspecto de superfície manchada em vez da aparência natural rústica esperada para o material”.

“Em todo corpo que contém cimento, a tonalidade vai variar em função do tempo de secagem. Áreas que curam mais rápido tendem a ficar mais claras, enquanto aquelas que demoram mais para secar assumem tons mais escuros. Em superfícies muito grandes, não há como unificar o processo de secagem, por isso surgem as diferenças de tonalidade”,


ree

Para conferir proteção adicional à superfície do piso de cimento queimado é recomendada a aplicação de camada de resina acrílica à base de solvente e impermeabilizante para proteger o piso da ação da água.


Se tiver alguma dúvida deixe nos comentários que iremos responder.






 
 
 

Comments


bottom of page