Requalificação de edifícios.
- Aline Oliveira

- 16 de abr.
- 2 min de leitura
Uma construção ao longo da sua existência pode passar por processos como:
Conservação e manutenção - que é o ato de manter o bom funcionamento, ter inspeções preventivas e de rotina como limpeza, aplicações de novas pinturas, ter um olhar atento e fazer manutenções periódicas - podem manter o edifício conservado por mais tempo.
Preservação - é o ato de manter o bom funcionamento, ter inspeções preventivas e de rotina como limpeza, aplicações de novas pinturas, ter um olhar atento e fazer manutenções periódicas podem manter o edifício conservado por mais tempo, a diferença aqui é que todos os detalhes desse edifício precisa ser conservado com técnicas e materiais iguais a do original.
Restauração - é um tipo de intervenção onde o proprietário quer ou órgão governamental obriga que a recuperação do edifício não sofra nenhuma deformidade de original, essa ação vai reparar, recupera, reconstrói, com suporte de materiais de valor histórico, cultural e ambiental, propõe soluções que harmonizam a configuração físico-espacial, não altera a concepção arquitetônica original, nesta ação é necessário que qualquer intervenção que for ser implementada precisa ser como no original, com técnicas originais da época e materiais.
A restauração passa por um processo de investigação histórica, um levantamento investigativo de patologias existentes, métodos construtivos, levantamento métrico e levantamento estrutural.

Requalificação - é quando temos um edifício antigo que pode sofrer alteração de suas características originais. Aqui podemos reciclar um edifício onde mudamos o uso original dele, adaptando para o novo uso. Podemos revitalizar, que é quando um edifício ou área pública estão degradadas e conseguimos melhorar essa estrutura social, revitalização do centro de São Paulo. Aqui também temos um processo bem parecido com o anterior a diferença está nas soluções propostas e parâmetro de intervenção.

Reabilitar e Retrofit - O retrofit não necessariamente precisa manter características da construção atual.
Mas ele aumenta a qualidade de um edifício atendendo exigências funcionais mais severas e tornando-o utilizável conforme os padrões atuais. Mudamos os elementos e tecnologia de uma construção, tornando-a mais econômica e eficiente energeticamente. Retrofit é isso e sim eu também achava que era modernizar a estética de um edifico mantendo suas características atuais, mas não é rsrs.



Comentários