Reforma de uma Casa Colonial
- Aline Oliveira
- 21 de jul. de 2023
- 3 min de leitura
Atualizado: 16 de abr.
Amo esse projeto, sabe que é mais legal nele, é que já faz alguns anos que o conheci e quando eu vi novamente tive a mesma sensação de satisfação e admiração. Ele foi feito pelo escritório de Arquitetura Nauzet Rodríguez. Eles mantiveram a atmosfera romântica e forte de um espírito histórico, com toque contemporâneo no design e aprimorado pelo uso de matérias simples e atemporais.

O casarão foi restaurado e ganhou um novo uso, virou um restaurante, o que antes estava sem vida ganhou vida. Esse é um edifício tombado, o que significa que ele não pode ser alterado. Então eles mantiveram o máximo de elementos possíveis. O ponto principal pelo qual adoro esse tipo de projeto é que conseguimos manter dentro das cidades características do tempo. O passado é importante para que o presente tenha significado.

O projeto para este bar teve de aderir estritamente à natureza própria do edifício e sua catalogação como Monumento Histórico determinada pelo Instituto Nacional de Antropologia e História do México. Esta catalogação não permite a modificação do imóvel, precisando recuperar os elementos arquitetônicos existentes e executar o projeto com absoluta fidelidade à obra original.
Como esse edifício é tombado então as modificações são bem restritas, ainda bem… pois assim mantemos a essência do lugar, Então eles restauraram os pisos, o teto foi reconstruído e mantiveram semelhantes ao original, repararam as portas existentes no caso em que foi possível e substituindo-os por réplicas nos casos em que não foram, dando à fachada, e a outros elementos a expressão histórica original.

Com jardins, muitas passagens, terraços, quartos espaçosos e pé-direito alto, os designers enfatizaram os espaços através de iluminação bem posicionada trazendo uma atmosfera caseira e uma emanação acolhedora às áreas públicas do bar, eles agregaram lindas mesas de madeira e cadeiras de ferro preto Tolix Iron datada de 1930 do designer Xavier Pauchard. Trouxeram a cor azul nos acentos azuis e paredes que desempenham o papel de ponto focal na composição de diferentes zonas em todo o bar juntamente com os padrões de piso de cerâmica realça a atmosfera histórica da casa. Na verdade, o design é o mais simples possível, mas ainda possui um caráter forte e memorável e um espírito único.
Também foi estabelecida a recuperação de uma varanda na fachada que havia sido modificada anos atrás; restauração de portas existentes nos casos possíveis e substituição por réplicas de elementos que não existem mais, ou encontram-se em um estado irrecuperável; reconstrução de duas coberturas a imagem e semelhança dos originais; recuperação íntegra de pisos originais; repetição de acabamentos nas paredes; e introdução de elementos construtivos de reforço ocultos como vedações e colunas de concreto armado. Para a área exterior, o critério aplicado foi a consolidação dos espaços tal e como foram achados, conservando as características da passagem do tempo no edifício. Os novos usos do imóvel estão condicionados à construção original e não ao inverso.
Diante da impossibilidade de incorporar os banheiros e serviços ao edifício original, estes deveriam ser construídos no pátio posterior, definindo a complicada tarefa de somar elementos contemporâneos a uma construção antiga. Optou-se pelo emprego do concreto aparente com grande sucesso. Este módulo de serviços abriga uma adega, um escritório e os banheiros.
Apoio projetos assim e o resultado sempre me surpreende!
Reforma Casa Colonial na Rua 64 / Nauzet Rodríguez
Fotografia de Pim Schalkwijk, Juan Sánchez Cano, Cortesia de Nauzet Rodríguez
Fonte: interiorzine
Comentarios