top of page

escritório de arquitetura e interiores

Poltrona 41Sanatório Paimio

  • Foto do escritor: Aline Oliveira
    Aline Oliveira
  • 27 de fev. de 2020
  • 2 min de leitura

Atualizado: 25 de set. de 2023

Já percebeu que entender a histórias das coisas muda completamente nossa perspectiva poltrona sobre elas, essa poltrona assinada pelo arquiteto Alvar Aalto que pode até não parecer tão conforavél assim surgiu pela preocupação do arquiteto com o bem-estar dos pacientes no desenvolvimento de um projeto para o Sanatório de tuberculose em Paimio. A poltrona foi desenvolvida em 1932, os pacientes permaneciam longos períodos no local em função da doença. Ela foi projetada para que os pacientes de tuberculose se sentem e respirem com mais facilidade, seu encosto tem a melhor angulação para facilitar a respiração e suas aberturas são para ventilar as costas do paciente.


ree

Essa poltrona foi feita com madeira laminada dobra, Aalto já estava pesquisado sobre a técnica à 5 anos, sua pesquisa revolucionou os designs da década de 30. Uma de suas maiores preocupações era resolver o problema de idade dos móveis, que está ligado as conexões verticais e horizontais. Na época, todas essas conexões eram realizadas por meio de parafusos e pregos, o que cedia com o tempo e o móvel perdia sua função.


O designer então se preocupou em como unir a técnica da madeira dobrada com a melhor forma para as poltronas que participariam do mobiliário destinado ao sanatório. Assim surgiu a poltrona 41, ou poltrona paimio como também é conhecida.


Essa poltrona se tornou um clássico do design de móveis por sua incrível leveza atingida com uma técnica inovadora e por se diferenciar dos móveis fabricados na época. Enquanto eles eram feitos de metais tubulares, Aalto preferiu a madeira por achar ser o material adequado para móveis, por ser um material natural traz o aspecto de conforto e pela dinamica do material em relação ao frio e ao calor e o aspecto do tato. Hoje as poltronas 41 são fabricadas ainda na Finlândia e podem ser adquiridas nas lojas Artek ou online.

ree

foto: scandinaviandesign.com


A madeira utilizada para a fabricação da poltrona foi a Bétula Finlandesa. A Bétula é uma árvore de grande altura e direita. Sua cor é amarelada ou rosada (muitas vezes confundida com carvalho), variando conforme o local de crescimento, a época do ano que seu corte é realizado, e seu processo de secagem. Sua densidade varia entre 590 e 740 Kg/m3, o que a torna uma madeira muito dura.

Esta madeira é também de fácil acesso e preço mais acessível que outras madeiras com características parecidas. Um de seus defeitos é sua porosidade, é facilmente manchada e por isso grande parte de seus produtos são protegidos por tintas ou verniz. Bétula é muito usada para a fabricação de madeira laminada por sua dureza extrema e seu custo benefício e seu corte é o tangencial.



Fonte: Universidade Federal do Paraná / scandinaviandesign.com

Commentaires


bottom of page