top of page

escritório de arquitetura e interiores

Interferência de Pisos Irregulares nos Sentidos Humanos - Arquitetura Sensorial

  • Foto do escritor: Aline Oliveira
    Aline Oliveira
  • 29 de mar.
  • 1 min de leitura

Todo terreno natural é irregular. Essa irregularidade, mesmo que sutil, afeta diretamente nosso sistema vestibular que é uma parte essencial do nosso sistema sensorial que nos mantém em equilíbrio, afeta nosso tato plantar, a percepção espacial, e nossa sensação de segurança.


  Jardim de infância Yuechang - MAD Architects - arquitetura sensorial
📸 Jardim de infância Yuechang - MAD Architects

Ao contrário dos pisos planos e padronizados, que nos colocam em uma zona de conforto e automatismo, as superfícies irregulares nos forçam a interagir com o ambiente. Elas despertam a nossa atenção, ampliam a percepção do espaço e ativam tanto a nossa cognição quanto a capacidade física.


Em crianças, essas irregularidades se transformam em oportunidades de aventura. Os desníveis, morros e rampas permitem que elas explorem, avaliem riscos, se desafiem e desenvolvam noções de equilíbrio, tomada de decisão e autoconfiança.


E essa relação vai além. O artista e arquiteto Hundertwasser dizia que um piso irregular seria capaz de recuperar o equilíbrio mental e a dignidade humana, violados pelo sistema urbano padronizado e hostil em que vivemos.


Kunst Haus Wien - Museu Hundertwasser - arquitetura sensorial

📸 Kunst Haus Wien - Museu Hundertwasser


Museu Judaico de Berlim - Arq. David Libeskind Arquitetura sensorial
📸 Museu Judaico de Berlim - Arq. David Libeskind


Quando o chão nos convida a uma dança inesperada, nos obriga a estar presentes, atentos, marcando profundamente a experiência arquitetônica. As ondulações criam uma topografia artificial, mas carregada de significado, conectando o usuário ao espaço.


Entender onde inserir e como inserir essa ferramenta da arquitetura sensorial, vai fazer com que as pessoas possam ter uma experiência negativa ou positiva, ou ainda, conforme o que precisa ser comunicado através do projeto.


 
 
 

Comments


bottom of page