Projetos sustentáveis
- Aline Oliveira
- 14 de fev.
- 2 min de leitura

A sustentabilidade na arquitetura vai muito além de práticas ecológicas pontuais. Ela se trata de um pensamento integrado que busca equilíbrio entre funcionalidade, estética e respeito ao meio ambiente. Incorporar a natureza, garantir eficiência energética, escolher materiais adequados, projetar para a atemporalidade e priorizar o bem-estar humano são pilares essenciais para um futuro mais responsável.
Você sabia que não existem projetos 100% sustentáveis?
Não existe, o que existe são ações que você pode ter para melhorar o desempenho do seu imovel em relação ao meio ambiente.
Existem algumas edificações mais sustentáveis que outras, existem ações com proporções maiores que outras quando o assunto é sustentabilidade. Hoje a luta maior é contra a emissão de gás carbônico e a devastação da natureza.
O fato é que o homem precisa dela, ela não é apenas contemplativa ela é uma mecanismo que funciona para nossa existência neste planeta. Passos pequenos em favor ao meio ambiente é melhor do que nenhum. Na hora de projetar podemos fazer escolhas como:
Incorporar a natureza.
Pensar em projetos que favorecem a biodiversidade, a integração do meio com a natureza, não promovem apenas beleza e estética, vai além disso, e trazem muitos benefícios para os seres humanos, vou citar alguns:
Melhoram a qualidade do ar
regulam a temperatura
conservam o solo e previnem erosão
melhora a permeabilidade e diminui o índice de enchentes
Reduzem o ruído urbano
Eficiência energética
Quando damos qualquer passo para diminuir o consumo energético de um edifício, isso não gera apenas um impacto nas fontes de extração da natureza, isso significa que todos ganham.
As estratégias para reduzir esses custos também tornam o ambiente mais agradável e funcional
Materiais
Os materiais também representam um ponto muito importante para termos um resultado mais sustentável.
Materiais recicláveis ecológicos e reutilizados são sim materiais muito importantes, mas atentar para a durabilidade nesta seleção dos materiais impacta diretamente o ciclo de vida da edificação.
Toda Produção e o transporte: emitem muito gás carbônico e optar por fornecedores locais reduz a pegada de carbono.
Atemporalidade
O design atemporal permanece bonito ao longo do tempo, ele não se baseia em uma estética passageira, são funcionais e flexíveis, permitindo que os espaços sejam adaptáveis.
São resilientes, pensado para diferentes usos e necessidades futuras, reduzindo o desperdício de demolição e reconstrução.
Qualidade de vida
Sustentabilidade também significa criar ambientes que beneficiem as pessoas. Melhora a qualidade de vida dos usuários. Torna os espaços inclusivos para todos, tem um impacto social positivo, promovendo espaços de convivência e incentivando comunidades mais conectadas.
Qual pequeno passo você pode dar hoje para ser mais sustentável?
Comments